Notícias

Uma equipa de investigadores do Instinto de Ciências da Terra (ICT), da Universidade de Évora (UÉ) examinou os efeitos de incêndios florestais, poluentes e os fatores meteorológicos na mortalidade por doenças cardiorrespiratórias em Portugal. Os resultados revelam que as mortes por doenças cardiorrespiratórias foram maiores durante os meses mais quentes, secos e poluídos das temporadas de incêndios florestais. Além disso, destacam de que as altas temperaturas, a baixa humidade relativa e as altas concentrações de ozono próximo à superfície, aumentaram a carga geral de doenças nas populações expostas.

Publicado em 18.10.2023

Investigadores da Universidade de Évora e do MARE/ARNET (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/ Rede de Investigação Aquática) marcam presença na 12ª Edição da Feira ObservaNatura, a maior feira dedicada ao turismo de natureza de Setúbal, que decorre entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro.

De 28.10.2023 a 05.11.2023
Setúbal

Mais de 100 investigadores de 9 países reuniram-se em Angers, de 26 a 29 de junho, para celebrar a 1ª Semana da Investigação no âmbito da Aliança Europeia EU GREEN. Um consórcio que conta com 9 Instituições de Ensino Superior, do qual a Universidade de Évora faz parte, e onde se traçam estratégias para desenhar a Universidade do Futuro.

Publicado em 12.10.2023
De 12.10.2023 a 12.10.2023
11:00 | Sala nos Leões: Arqt ST3

António Chambel, professor do Departamento de Geociências e investigador do Instituto de Ciências da Terra, (ICT), recebeu, no 50º Congresso da IAH (International Association of Hydrogeologists), realizado em Cape Town, na África do Sul, o galardão de Honorary Member da IAH.

Publicado em 06.10.2023

O Programa desta receção aos novos Estudantes da ECT decorreu em dois dias

Em 26.09.2023

Caros novos alunos da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora:

Está a começar um grande desafio, está a começar o ano letivo.
Queremos que sintas que a Escola de Ciências e Tecnologia é a tua casa nos próximos anos.

De 26.09.2023 a 26.09.2023
16:30 | Colégio Luís António Verney

Maria João Cabrita e Raquel Garcia, Professoras do Departamento de Fitotecnia e Investigadoras do MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora.

Em 18.07.2023

Dulce Gomes, Professora do Departamento de Matemática da Universidade de Évora e Investigadora do Centro de Investigação Matemática e Aplicações, fala sobre o projeto financiado pelo Ministério da Ciência, tecnologia e inovações do Brasil que pretende implementar e avaliar o controlo da tuberculose no Brasil, através de uma nova tecnologia, no Programa 90 Segundos de Ciência.

In Antena 1 - 90 Segundos de Ciência - 18-07-2023 - 10:57H

Em 18.07.2023

Gottlieb Basch, investigador do MED e professor catedrático no Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, foi um dos cinco premiados internacionais da iniciativa “No-Till Legends”. Esta iniciativa promovida pela “No-Till Farmer”, uma revista americana de agricultura dedicada à sementeira direta/Agricultura de Conservação há 60 anos, começou a reconhecer, em 2017, dezenas de figuras internacionais ligadas à Agricultura de Conservação e pioneiros na aplicação de técnicas como a sementeira direta. Desde então têm vindo a ser questionados sobre a continuidade desta iniciativa de reconhecimento, tendo lançado novamente esta iniciativa no início deste ano e que se pretende que continue.

Publicado em 19.07.2023