Notícias

No dia 6 de setembro de 2023, decorreu em Santarém, na Agroglobal 2023, o II Workshop Técnico do projeto H2020 PestNu intitulado “Promoção da Sustentabilidade na Produção Agrícola: Contribuição do Projeto PestNu”, organizado pelos parceiros nacionais do projeto, a empresa eborense AgroInsider e a APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais. José Rafael Marques da Silva, professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, participou no painel dedicado ao tema “Transparência na Cadeia de Abastecimento de Alimentos”.

In Voz do Campo- 01-11-2023

Publicado em 13.11.2023

No âmbito da candidatura da Universidade de Évora ao programa de “Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central”, enquadrado numa medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Edifício Santos Júnior do Polo da Mitra da UÉ vai ser alvo de várias intervenções que visam a redução do consumo energético e o aumento da eficiência energética através da incorporação de fontes de energias renováveis, contribuindo para o aumento do desempenho energético do edifício e para a redução das emissões de gases de estufa.

Publicado em 10.11.2023

Isabel Brito, professora na Universidade de Évora e investigadora no MED da mesma instituição, participa no projeto BIOPROTOMATE com o objetivo de desenvolver estratégias sustentáveis que permitam proteger a cultura de tomate contra doenças.

In Antena 1 - 90 Segundos de Ciência - 30-10-2023 - 10:54H | In RTP Online - 30-10-2023

Publicado em 03.11.2023
Estão todos/as convidados/as a participar na conversa em mesa-redonda Torregela, ribeira educadora no próximo dia 2 de novembro, às 17:30 no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.  Sejam bem vindo/as.
Em 02.11.2023

O BrevesECT pretende complementar o PontoECT, através do qual iremos, em tempo útil, informar sobre as atividades mais relevantes que se passam na nossa Escola.

Publicado em 26.10.2023

Vários investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), da Universidade de Évora (UÉ) pertenceram à equipa que publicou a revisão do “Livro Vermelho dos Peixes Dulciaquícolas e Diádromos de Portugal Continental”.

Publicado em 25.10.2023

O bordalo (Squalius alburnoides) é uma espécie endémica ameaçada da Península Ibérica. Uma equipa do MARE, CIBIO-BIOPOLIS e INESC-TEC, a trabalhar a partir do Departamento de Paisagem Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora, descobriu e relatou em artigo científico, publicado na revista científica “Journal of Fish Biology”, as primeiras observações de comportamento de limpeza entre peixes desta espécie. Esta descoberta foi realizada na Bacia do Rio Guadiana através de registos de vídeo subaquático em pegos, que são zonas de água permanente em rios temporários.

Publicado em 25.10.2023

Cerimónia de fixação da placa em Homenagem ao Prof. Afonso de Almeida no Complexo de Anatomia na Mitra.

Em 25.10.2023
17:00 | Complexo de Anatomia na Mitra

A Conferência Anual da Associação Portuguesa de Geólogos, este ano subordinada ao tema “Água: recurso estratégico e vital”, terá lugar no Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney, a partir das 9horas do dia 10 de novembro de 2023.

Em 10.11.2023
09:00 | Anfiteatro 1 | Colégio Luís António Verney

Ana Rodrigues, Professora do Departamento de Mataemática da Escola de Ciencias e Tecnologia e investigadora no Centro de Investigações de Matemática de Aplicações (CIMA) da Universidade de Évora.

Publicado em 18.10.2023