Á conversa com Octávio Mateus, vencedor da primeira edição do Prémio Carreira Alumni UÉvora

Estivemos à conversa com o paleontólogo Octávio Mateus, vencedor da primeira edição do Prémio Carreira Alumni UÉvora, que deu as boas-vindas aos novos estudantes, numa sessão que decorreu no dia 16 de setembro de 2019, no Colégio do Espírito Santo, inspirando-os para esta nova etapa das suas vidas, "senti que estava a descobrir o mundo (...) foi uma experência absolutamente extraordinária!", referiu.

Recorde-se que o paleontólogo Octávio Mateus foi o vencedor da primeira edição do Prémio Carreira Alumni UÉvora, tendo sido distinguido “pelo mérito do seu percurso profissional, académico e cívico” e pela “referência” que é “ para os seus pares e para a sociedade”.

Licenciado em Biologia pela Universidade de Évora, Octávio Mateus é doutorado em Paleontologia pela Universidade Nova de Lisboa, onde é atualmente Professor de Paleontologia. É ainda investigador Associado do Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, e do Museu da Lourinhã.

Com mais de 200 publicações científicas, o seu interesse pela paleontologia de dinossauros, sobretudo do Jurássico de Portugal, mas também de outros répteis (mosassauros, plesiossauros, crocodilos e tartarugas), levou-o a realizar escavações em diversos pontos do planeta, nos Estados Unidos, Brasil, Gronelândia, Laos, Tunísia, Moçambique, Mongólia, Marrocos e Angola.

Publicado em 20.09.2019
Fonte: GabCom | UÉ