UÉ aposta na sustentabilidade da energia e da água

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ) é parceira do projeto europeu eeres4water que pretende otimizar a gestão de energia de todo o ciclo da água com recurso a energias renováveis.

Com um orçamento global de 3,1 milhões de euros, co-financiado pela União Europeia através do Pograma Interreg Espaço Atlântico, investigadores de cinco nacionalidades envolvidos neste projeto (Portugal, Espanha, França e Reino Unido e Irlanda), consideram uma oportunidade para posicionar a região do Atlântico na vanguarda da sustentabilidade da energia e da água – em termos de eficiência de recursos e capacidade de produção de energia limpa.

Esta Cooperação Atlântica pretende ainda implementar inovações tecnológicas e articular políticas comuns − aos níveis institucional, técnico e social − para aumentar a eficiência energética e a utilização de fontes renováveis ​​nos processos e recursos relacionados com o ciclo integrado da água, através do envolvimento da administração pública, universidades, centros de investigação, PME e associações empresariais das regiões participantes e mais além.

Para além da Universidade de Évora o projeto conta com a participação da Corporación Tecnológica de Andalucía (CTA); Brinergy Tech; Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (CIEMAT); Instituto Tecnológico de Canarias (ITC); Universidad de Sevilla (US); Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior (ENERAREA); Campus E.S.P.R.I.T. Industries (GIP-Redon); Cardiff University (CU); University Collegue Cork (UCC) – MAREI e Resolute Marine Limited (RML).

Publicado em 11.09.2019