Projecto 'Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental' Sociedade Portuguesa de Botânica

A Sociedade Portuguesa de Botânica (SPBotânica) está a promover a campanha ‘Apadrinhe uma Planta da Lista Vermelha’, convidando toda a comunidade a contribuir para a conclusão do projeto ‘Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental’, através do apadrinhamento de uma das 25 espécies ameaçadas selecionadas de entre as 620 plantas-alvo do projeto.

O apadrinhamento é feito mediante um donativo único de valor mínimo igual a 12€ por planta, e do preenchimento do formulário eletrónico disponível no site da campanha (Natal | Primavera-Verão | Outono-Inverno), onde se encontra informação adicional.

Todos os padrinhos receberão o respetivo diploma, em formato digital, e terão o seu nome junto do da planta afilhada no portal do projeto e na publicação final (em livro e versão digital), prevista para maio de 2019, como sinal de reconhecimento pelo seu valioso contributo para o projeto.

O projeto ‘Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental’ é um projeto científico de âmbito nacional que pretende avaliar o risco de extinção das plantas nativas do nosso país segundo os critérios e as categorias da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN - União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN Red List of Threatened Species TM) e publicar a obra homónima, um documento aguardado há mais de 20 anos que terá uma importância estratégica para a definição de prioridades de conservação e para a implementação de políticas de gestão da conservação da biodiversidade em Portugal. Este documento será publicado em livro e suporte digital, e os resultados serão integrados no Cadastro Nacional de Valores Naturais Classificados, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 142/2008, de 24 de julho, o que permitirá, em última instância, a protecção legal das espécies ameaçadas.

Os resultados preliminares do projeto, que apontam para cerca de 380 espécies de plantas ameaçadas em Portugal continental, foram recentemente divulgados em diversos órgãos de comunicação social (Expresso, TSF, Antena 1, Wilder) e podem ser consultados na nossa página de divulgação.

O projeto, que teve início em outubro de 2016 e terminará em junho de 2019, é coordenado pela Sociedade Portuguesa de Botânica (SPBotânica) e pela Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação - PHYTOS, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e culminará numa conferência pública de apresentação dos seus resultados finais no dia 21 de maio de 2019, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O projeto é cofinanciado em 85% pelo Fundo de Coesão através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR-03-2215-FC-000013) e em 12,2% pelo Fundo Ambiental, cabendo à SPBotânica comportar os 2,8% restantes da despesa total elegível, bem como todas as despesas consideradas não elegíveis pelas entidades cofinanciadoras no âmbito deste projeto mas essenciais para a sua concretização.

Os donativos angariados na campanha ‘Apadrinhe uma Planta da Lista Vermelha’ serão assim um valioso contributo para a conclusão deste projecto de enorme importância para a conservação da biodiversidade em Portugal.

Uma forma alternativa de contribuir para a conclusão deste projeto bem como para as restantes atividades da SPBotânica – associação sem fins lucrativos fundada em 2009 e responsável pelo desenvolvimento do portal Flora-On (https://flora-on.pt/) – é tornar-se sócio da associação, através do site http://spbotanica.pt/#socios. A quota anual é de 25€ para sócios individuais, 60€ para sócios coletivos, havendo descontos para estudantes (15€) e famílias

Publicado em 31.01.2019