2019 - Ano Internacional da Tabela Periódica

O Ano de 2019 foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pela UNESCO como o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019) celebrando assim os 150 anos desde que foi criada pelo químico russo Dimitry Mendeleiev com os 63 elementos conhecidos à data.

A tabela periódica atual é composta por 118 elementos e segundo Carlos Fiolhais tudo é feito a partir dos 118 elementos. A tabela é o código de toda a matéria do universo"

No âmbito das celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica várias Universidades e Institutos Politécnicos vão construir no dia 29 de janeiro de 2019, em todas as capitais de distrito Portuguesas e em simultâneo, uma Tabela Periódica Humana.

O Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, com a colaboração da Escola Secundária Gabriel Pereira, associa-se a este evento da SPQ organizando a Tabela Periódica Humana em Évora, no Claustro maior do Colégio do Espírito Santo, um dos locais mais emblemáticos da Universidade!

Sintam-se convidados e sejam bem vindos às comemorações do IYPT2019!

Pela Comissão de Divulgação e Promoção do DQUI

Cristina Galacho e Margarida Figueiredo