Patologia Vegetal - prestação de serviços

Os Laboratórios de Virologia Vegetal e de Micologia prestam serviço de diagnóstico de patogénios assim como apoio aos agricultores na área da patologia de plantas.

A investigação em Patologia Vegetal realizada na Universidade de Évora é feita maioritariamente nos Laboratórios de Virologia Vegetal e de Micologia , ambos pertencentes à rede de laboratórios do ICAAM. Estes laboratórios estão completamente equipados para a realização de estudos biológicos, moleculares, genéticos e bioquímicos de patogénios. Apresentam ainda uma área dedicada ao crescimento de plantas onde as condições ambientais são controladas e onde existem infraestruturas para a contenção de patogénios.

O trabalho de investigação realizado nestes laboratórios visa o conhecimento genético e molecular de patogénios de plantas e o desenvolvimento de técnicas rápidas e sensíveis para o seu diagnóstico. O Laboratório de Virologia Vegetal tem estado envolvido, desde há várias décadas, em programas de seleção clonal de oliveira, realizando rastreios dos principais vírus que afetam esta cultura. A investigação nos laboratórios inclui estudos epidemiológicos e moleculares de vírus, interações hospedeiro-patogénio, desenvolvimento de novas técnicas de prevenção e controlo de doenças em plantas como pesquisa de antagonistas naturais e técnicas de indução de proteção nas plantas. Para além da oliveira, a investigação realizada inclui culturas como a vinha, cereais, tomate e outras culturas hortícolas.

Os laboratórios prestam ainda serviços de diagnóstico de patogénios assim como apoio aos agricultores na área da patologia de plantas.

Publicado em 27.01.2016