Ecologia e Ambiente

duração: 6 semestres
180 ECTS (168 obrigatórios e 12 optativos em UCS; )
data de acreditação: 15/05/2015
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: 0602/L090

Apresentação

Esta licenciatura proporciona uma sólida formação de base científica, tendo sido projetada para compreender o funcionamento dos ecossistemas, com vista à intervenção na melhoria do seu estado de integridade e da qualidade ambiental. Faculta uma formação interdisciplinar que integra: química ambiental; modelação ecológica; estrutura e funcionamento dos ecossistemas; fauna e flora ibérica; análise espacial; gestão, conservação e restauro de sistemas ecológicos; caracterização, avaliação, monitorização e melhoria da qualidade ecológica; alterações climáticas e as dimensões sociais das questões ambientais, entre outros. A proximidade de ecossistemas com diferentes níveis de perturbação antropogénica oferece condições excelentes para aulas práticas e trabalho de campo.

A Universidade de Évora possui um corpo docente forte nas diversas áreas da ecologia, ciências do ambiente, ordenamento do território e gestão e restauro ambiental, com muitos anos de experiência e uma longa tradição em ensino e investigação nas áreas da ecologia e do ambiente. Este curso envolve docentes com diferentes formações, proporcionando assim uma abordagem abrangente ao ambiente, cobrindo desde as ciências da natureza às ciências humanas e sociais.

A licenciatura em Ecologia e Ambiente permite o acesso a um amplo conjunto de estudos pós-graduados (2º e 3º ciclos) nas áreas da ecologia e do ambiente para os que pretendam prosseguir a formação.

 

 

 

Saídas Profissionais

Institutos de investigação; agências ambientais; gestão de ambiente em instituições públicas e privadas; consultoria ambiental; organizações não-governamentais (área da qualidade e conservação dos ecossistemas); agências de conservação da natureza e educação ambiental.

Adjunto(s)

Carlos José Pinto Gomes
Nuno de Sousa Neves

Gestor Académico

Rui Pedro Simões Passão