Carla Pinto Cruz Podcast Biosfera Farol de Ideias / RTP2

Consultar: whttps://open.spotify.com/episode/3yit4YMpWFYE3r2wUboa5w

Em 23.11.2023

João Fontiela, sismólogo do Instituto de Ciências da Terra, (ICT), da Universidade de Évora (UÉ) participa na primeira missão análoga para exploração do Oceano, da Terra e do Espaço (Caving Analog Mission for Ocean, Earth and Space Exploration - CAMões) que decorre na gruta do Natal, ilha Terceira.

Publicado em 23.11.2023

A última atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, desenvolvido pela Universidade de Stanford (EUA), destaca investigadores da Universidade de Évora (UÉ). São oito os investigadores da UÉ, de diversas áreas, entre os mais relevantes do mundo neste estudo desenvolvido pela universidade americana que analisou o impacto no último ano e ao longo da carreira de milhares de cientistas de todo o mundo.

Publicado em 23.11.2023

No âmbito do projeto "Cientificamente Provável", o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora dinamiza a Palestra & Workshop intitulada "Cerâmica vidrada: da parede ao prato" que decorre no Anfiteatro da Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, no dia 27 de novembro, pelas 15h15.

Em 27.11.2023
15:00 | Escola Secundária André de Gouveia, em Évora

Vai decorrer o lançamento de um volume que colige diferentes olhares, num trabalho transdisciplinar, sobre um importante códice do século XVII da Coleção da Manizola, integrado no magnífico e, todavia, surpreendente acervo da BPE. O volume contará com a apresentação do nosso colega José Alberto Machado e será acompanhado pelo códice de António Pessoa que esteve na sua origem.

De 23.11.2023 a 23.11.2023
18:30 | Biblioteca Publica de Évora

O Instituto de Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora, em parceria com o Departamento de Geociências da UÉ, organiza o Seminário Online "Armazenamento Geológico de Energia" que decorre em formato online, através da plataforma zoom, no dia 6 de dezembro, às 11horas.

Em 06.12.2023
11:00 | Online

No âmbito da Unidade Curricular de Segurança e Higiene no Trabalho da Licenciatura em Ecologia e Ambiente da Universidade de Évora, decorre a Aula Aberta "Segurança numa Sonda de Perfuração de Poços de Petróleo em Alto Mar"

De 21.11.2023 | 11:00 a 21.11.2023

A Universidade de Évora (UÉ) vai iniciar um novo projeto europeu sobre a Captura e Armazenamento Geológico de CO2. O projeto designa-se por CTS – CO2 Transport and Storage directly from a ship – e tem por objetivo desenvolver uma tecnologia que permita a injeção de CO2 em formações geológicas offshore diretamente a partir de um navio. Essa solução tecnológica permitirá uma maior flexibilidade nas fases iniciais de desenvolvimento de uma rede de transporte de CO2, enquanto os volumes a transportar não justificarem a construção de uma rede de gasodutos dedicados, ou para projetos de captura de CO2 em fontes industriais relativamente pequenas ou isoladas.

Publicado em 20.11.2023
No dia 21 de novembro, pelas 14horas, decorre a Aula Aberta com o tema "O peixe zebra como modelo na bioprospecção de moléculas com atividade osteogénica", enquadrada na unidade curricular de Modelos Experimentais em Biomedicina, do Curso de Ciências Biomédicas e da Saúde da Universidade de Évora.
Em 21.11.2023
14:00 | Anfiteatro 1 | Colégio Luís António Verney

1 (uma) bolsa de investigação, na área de Engenharia Mecânica – Termofluidos e Energia, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D Instituto de Ciências da Terra, UIDP/04683/2020.

1 (one) research grant, in the area of Mechanical Engineering – Thermofluids and Energy, under the FCT Research Grants Regulation (RBI) and the Research Grant Holder Statute (EBI). The grant will be financed by the Foundation for Science and Technology (FCT) under the scope of the Collaboration Protocol for the Funding of the Pluriannual Research Grant Plan for Doctoral Students, signed between the FCT and the R&D Unit the Institute of Earth Sciences, UIDP/04683/2020.

De 17.11.2023 a 30.11.2023