Notícias

Dada a grande adesão que tivemos a Direção da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, através do seu Departamento de Matemática, decidiu estender a estadia da exposição Explorística (http://www.exploristica.com) até ao dia 31 de Maio. A Exposição pode ser visitada na sala 172 do Colégio Luís António Verney, em Évora.   Muito gostaríamos de contar com a visita da vossa Escola, caso ainda não o tenham feito podem agendar uma visita à Exposição bastando para isso enviar um mail para gjcj@uevora.pt.

A Explorística - Aventuras na Estatística - é uma exposição itinerante com o objetivo de levar os fundamentos da Estatística e das Probabilidades às comunidades educativas, transmitindo os conceitos de forma prática e experimental. Esta exposição pretende desenvolver a literacia estatística e promover a numeracia dos cidadãos. Já percorreu mais de 2000 km e foi visitada por milhares de alunos em várias partes do país e na Galiza. Foi também apresentada em várias conferências internacionais, nomeadamente, na Suíça (2013), Hong Kong (2013), Estados Unidos (2014) e no Brasil (2015). Podem ver-se informações mais específicas da Exposição na página web da mesma em http://www.exploristica.com/

Trata-se de uma exposição que foi recentemente galardoada com o prémio internacional “IASE-ISLP Best Cooperative Project Award in Statistical Literacy 2015”, pelos institutos International Association for Statistical Education (IASE) e International Statistical Literacy Project (ISLP). Uma versão da Explorística em inglês foi encomendada pelo Central Statistical Office da Irlanda e já se encontra a ser visitada pelos alunos irlandeses.

Segue em anexo um folheto do evento.

De 10.03.2016 a 10.04.2016
Sala 172 do CLV

Dia da ECT, dias 17 e 18 de Março, no pólo da Mitra

Publicado em 08.03.2016

Nuno Marques e Mário Carvalho, galardoados com Land and Soil Management Award, prémio atribuído a nível europeu ao projecto mais inovador no desenvolvimento da intensificação sustentável da agricultura, pela European Landwoner´s Organisation (ELO).

Publicado em 04.03.2016

Estão abertas, de 1 de março a 4 de maio de 2016, as Pré-Candidaturas ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional.

Nos termos do Decreto-Lei nº 36/2014  de 10 de março e do Regulamento do Concurso Especial de Acesso e Ingresso do Estudante Internacional da Universidade de Évora  (Despacho nº 67/2014), os candidatos que não tenham nacionalidade portuguesa  e pretendam ingressar numa licenciatura ou mestrado integrado, devem candidatar-se ao ingresso através deste concurso especial. Consulte AQUI mais informações sobre este Regime de Acesso à UÉ.

Publicado em 03.03.2016

A Affluenza, através do Núcleo de Estudos Agrícolas Affluenza Agri (NUCLEO AGRI), em parceria com os centros de investigação ICAAM e CEFAGE, da Universidade de Évora, lançou uma plataforma denominada NUCLEO AGRI (http://nucleoagri.affluenza.pt/) dedicada à divulgação de conteúdos diferenciados com origem nos centros de investigação portugueses e internacionais.

Publicado em 02.03.2016

Constrói o Teu Futuro é o concurso lançado pelo Programa Operacional Capital Humano (PO CH), com o propósito de envolver os formandos de Escolas, Centros de Formação Profissional e outras entidades formadoras, do ensino secundário e superior, na conceção e criação de uma APP de orientação vocacional, descarregável para smartphone ou tablet.

De 04.03.2016 a 18.03.2016

Esta formação tem como objetivos a aprendizagem da sintaxe e características fundamentais da linguagem de programação Java, incluindo conceitos elementares da programação por objetos.

Publicado em 29.02.2016

Concurso Internacional de Comunicação em Ciência

Em 15.03.2016
Candidaturas abertas

A Universidade de Évora  através do Departamento de Física da Escola de Ciências e tecnologia, participa neste programa no dia 12 de Março, em que espera receber cerca de 80 estudantes das escolas da região. A experiência de anos anteriores mostra que “Os alunos adoram o programa. Entusiasmam-se com a análise de dados reais do LHC e com a possibilidade de dialogar com os físicos no CERN”].

Publicado em 24.02.2016