UÉ parceira em CoLab em transformação digital

A Universidade de Évora é uma dos 18 parceiros do DTx Digital Transformation CoLab – Experiencing the Future, um dos 23 laboratórios financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Concurso para a atribuição do Título CoLab, com um orçamento na ordem dos 7,5 milhões de euros.

Com a presença do Vice-Reitor para a Investigação, António Candeias, a escritura notarial de constituição do Laboratório Colaborativo em Transformação Digital (DTx) – Experiencing the Future, que assume o estatuto jurídico de associação sem fins lucrativos, teve lugar em Guimarães, no dia 10 de maio de 2018.

Em Évora, na UÉ, será instalado um dos três polos principais deste CoLab, coordenado pela Universidade do Minho que lidera o consórcio composto pelas Universidades de Évora e Católica Portuguesa, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA) e às empresas Accenture, Bosch Car Multimedia, IKEA Industry, Cachapuz-Bilanciai, Celoplás, e-bankit, Neadvance, NOS, Primavera, Simoldes Plásticos, TMG Automotive e WeDo Technologies, como membro associado do novo laboratório Colab DTx. Como membros afiliados estão os centros de inovação: Centro de Computação Gráfica (CCG) e Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP).

O projeto procura incentivar a cooperação entre as unidades de Inovação e Desenvolvimento (I&D) das empresas, instituições de Ensino Superior e do sector produtivo, em novos contextos colaborativos e de partilha de risco. Procura ainda potenciar a criação de valor e emprego científico qualificado.

O desenvolvimento de produtos ciber-físicos, bem como de sistemas evolutivos integrando, por exemplo, materiais inteligentes, tecnologias de fabrico digital e soluções baseadas em inteligência artificial, serão o alvo do Colab DTx, no âmbito de uma forte colaboração entre entidades do sistema científico e do tecido económico e produtivo, com parceiros internacionais como o MIT.

O DTx Digital Transformation CoLab tem como grande objetivo abordar os novos paradigmas em produtos, nos serviços e na interface homem – máquina, assim como as consequentes mudanças na indústria e na sociedade, enquanto promove a pesquisa colaborativa e o desenvolvimento tecnológico, fazendo a ponte entre o conhecimento académico multidisciplinar e as diversas competências industriais.

Para além do objectivo da investigação aplicada em diferentes áreas associadas à transformação digital, este laboratório tem como finalidade criar emprego qualificado e emprego científico em Portugal, pela implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

Estas atividades serão desenvolvidas por pessoal contratado, por equipas das entidades participantes e por estudantes de doutoramento e de mestrado.

A FCT tinha aprovado no final de 2017 a proposta de criação do DTx, com “grande reconhecimento pelo seu valor científico e pertinência na contribuição para o desenvolvimento estratégico de Portugal.”

Publicado em 25.05.2018