Projeto LIFE ÁGUEDA coordenado pela UÉ

Coordenado pela Universidade de Évora, o projeto “LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga”, conta com o apoio técnico-científico do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE). Com um orçamento global de 3,3M de euros, e duração de 5 anos, está previsto o arranque dos trabalhos para início do mês de agosto.

O objetivo principal deste projeto visa a eliminação ou mitigação das pressões hidromorfológicas identificadas a bacia hidrográfica do Vouga, uma área onde ocorrem populações de peixes migradores com elevado valor socioeconómico conservacionista. As ações do projeto incluem soluções como o estabelecimento da continuidade longitudinal dos rios, a e naturalização da morfologia dos leitos e dos habitats ripícolas, a translocação de espécies ameaçadas e a implementação de sistemas inovadores de venda e valorização do pescado, com negáveis benefícios para as comunidades de pescadores profissionais.

O projeto é financiado pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE 2014-2020), cofinanciado pela EDP - Gestão da Produção de Energia, S.A, e tem como parceiros, o Município de Águeda, Município de Mora, AQUALOGUS – Engenharia e Ambiente, Lda, e a DOCAPESCA – Portos e Lotas, S.A.

Publicado em 21.06.2017