FlexStone – Resultados de uma parceria entre Hercules, Cefage e ICT com a indústria das Rochas Ornamentais

O Projeto FlexStone, liderado pela CEI, consiste no desenvolvimento e demonstração em ambiente real de dois equipamentos totalmente inovadores para a Pedra Natural: Equipamento para fabrico de tampos de cozinha por medida e Equipamento multifuncional para “fábrica de amostras em Rocha Ornamental”

 

 

Partindo de atividade de I&D concluídas com sucesso, a CEI pretende evidenciar, perante um publico especializado – Empresas de Pedra Natural, Entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico e outros sectores sinergéticos, as vantagens económicas e técnicas das soluções a desenvolver e avançar para a sua validação, de forma a posteriormente puder utilizar as soluções comercialmente.

Alguns resultados obtidos
No âmbito do projecto “Flexstone - Novas tecnologias para a competitividade da Pedra Natural”, as actividades realizadas pelo Laboratório HERCULES consistiram fundamentalmente na caracterização de material pétreo para testes no equipamento desenvolvido no projecto. Esta caracterização foi efectuada por Microscopia Electrónica de Varrimento (MEV-EDS), Difracção de Raios-X (DRX) e Micro-FTIR (Fourier transform infrared spectroscopy)

No âmbito do Projeto “Flexstone - Novas tecnologias para a competitividade da Pedra Natural”, as actividades realizadas pelo CEFAGE consistiram essencialmente na caracterização da eficiência dos equipamentos inovadores que constituíram o objeto base do projeto. Esta caracterização foi efetuada através de diversas ações, baseadas no mapeamento dos processos a jusante e a montante dos protótipos.
No âmbito deste mapeamento foram medidos KPI’s (key performance indicators) dos protótipos. Estes KPI’s constituem ferramentas que medem a eficiência, taxas de disponibilidade e de ocupação, rotação de stocks, eficiência global.

Para informação completa consulte o documento anexo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 10.05.2017
Fonte: Dep. Gestão