Semana de Ciência e Tecnologia 2016

A Universidade de Évora promove de 21 a 24 de novembro a Semana de Ciência e Tecnologia 2016. Esta iniciativa contempla um conjunto de iniciativas, que visa aproximar a Universidade da Comunidade e a Ciência dos Cidadãos.

Com esse objetivo e durante dois dias (21 e 22) o Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA) recebe o Encontro “UEVORA ID” onde são apresentados por investigadores diversos projetos de I&D em curso na Universidade. Para o diretor do Instituto de Investigação Formação Avançada da UÉ (IIFA) esta semana é uma oportunidade fundamental e de “grande importância”, para dar a conhecer e divulgar “investigação de qualidade em muitas áreas”. Na opinião de Collares Pereira a “sociedade do futuro é cada vez mais uma sociedade onde a ciência tem um papel fundamental”, é necessário portanto “criar condições para a sua divulgação” e proporcionar uma “maior interação com empresas e com a sociedade”, sublinhando ainda a importância da iniciativa ao nível interno, para fomentar “novas oportunidades e dar a conhecer o que cada um produz e investiga” lembrando, “que todos fazemos parte de um todo, devendo a UÉ potenciar as suas capacidades e recursos”.

Rui Pingo, diretor do PCTA, realçou que esta semana dedicada à ciência, vai ao encontro da “missão que o PCTA tem junto das empresas, no que respeita à divulgação de transferência de tecnologias das áreas da Universidade”.

De sublinhar ainda que estão previstas outras atividades no âmbito desta semana dedicada à investigação. No próximo dia 23 de novembro decorrerá em diversos espaços da UÉ, escolas primárias e secundárias da Cidade o “Dia Aberto da Ciência e da Tecnologia” UÉ, contemplando exposições, visitas a laboratórios, passeios científicos, workshops, projeções de filmes e outras iniciativas dinamizadas pelas diversas Unidades de Investigação.

No último dia da iniciativa, dia 24 de novembro, terá lugar no Auditório da UÉ o Fórum “UEvora ID” dedicada à apresentação das várias Unidades de Investigação da Universidade, incluindo ainda um debate sobre o sistema de C&T, o Ensino Superior e o emprego científico organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, Membros do Conselho Diretivo da FCT e Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas.

Publicado em 21.11.2016