UÉ em projeto para a eficiência energética e sustentabilidade industrial

A Universidade de Évora (UÉ) é parceira do projeto “TruastEE - innovative market based Trust for Energy Efficiency investments in industry” financiado pela Comissão Europeia, através do Programa 2020, para a eficiência energética e sustentabilidade industrial.

O projeto pretende definir a implementar um modelo de financiamento baseado no mercado para medidas de eficiência energética e sustentabilidade dos processos industriais, que reúna recursos financeiros numa larga base de investidores e garanta capital de investimento para pequenas e médias empresas (PMEs). Pretende desta forma contribuir para o desenvolvimento e implementação das energias renováveis e aumentar a eficiência energética nas PMEs industriais, contribuindo assim para as metas estabelecidas no plano europeu sobre alterações climáticas.

Para além da UÉ, participam neste projeto diversas entidades de referência no que respeita à eficiência energética e energias renováveis a nível Europeu, a saber: Instituto Austríaco de tecnologias sustentáveis (AEE-INTEC), coordenador do projeto; o Instituto de Sistemas de Energia Solar - Fraunhofer (ISE) sediado na Alemanha; Conselho Europeu para a Economia Eficiente da Energia (ECEEE) da Suécia;REENAG Holdind GmbH) da Áustria e o Centro Tecnológico Espanhol AINIA.

O projeto prevê ainda a implementação de uma plataforma online que terá como objetivo facilitar a análise de possíveis investimentos e simplificar todo o processo de apresentação de propostas de projetos na área das energias renováveis e eficiência energética.

Fazem parte da Equipa de investigadores da Universidade de Évora os professores: Adélia de Sousa; Isabel Malico; Ana Cristina Gonçalves e José Rafael Marques da Silva.

Página web do projecto.

Publicado em 18.11.2016