António Chambel eleito Presidente da Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH)

A eleição para o Conselho da IAH decorreu em setembro, em Assembleia Geral que teve lugar na cidade francesa de Montpellier. António Chambel é professor do Departamento de Geociências da Universidade de Évora e investigador do Instituto Ciências da Terra no Polo da UÉ. O mandato tem a duração de 4 anos e é assumido pela primeira vez por um português, no ano em que a IAH comemora os 60 anos de existência.

A IAH é a maior associação de profissionais da hidrogeologia a nível mundial, com 4.100 membros em 140 países. Tem neste momento 44 Grupos Nacionais, incluindo um em Portugal, e 13 Comissões e Redes de Trabalho especializadas, que produz a maioria do trabalho científico da Associação.

Dentro das suas competências, está a intervenção, participação e aconselhamento em relação à legislação internacional no domínio da água, as relações com todas as associações e entidades internacionais no domínio da água, do ambiente, da saúde e da alimentação, como a UNESCO-IHP (Programa Internacional da Água da UNESCO), a UN-Water (Agência das Nações Unidas para a Água), a UNEP (Agência de Proteção Ambiental das Nações Unidas), a CGMW (Comissão dos Mapas Geológicos Mundiais), o WWC (Conselho Mundial da Água, onde António Chambel é membro suplente desde 2015, e que é a entidade organizadora do Fórum Mundial da Água), a INBO (Organização Internacional de Bacias Hidrográficas), a FAO (Organização para a Alimentação e a Agricultura), a WHO (Organização Mundial de Saúde), o IGRAC (Centro Internacional de Avaliação de Recursos Hídricos Subterrâneos) ou o IWMI (Instituto de Gestão Internacional da Água). Há também um forte envolvimento em projetos como o GEF (Unidade para um Ambiente Global) ou iniciativas como o GRIPP (Iniciativa de Soluções Práticas e Políticas para as Águas Subterrâneas).

Estabelecer relações com as organizações congéneres em todo o Mundo é uma das prioridade da IAH, como em relação à ALHSUD (Associação Latino-Americana de Hidrologia Subterrânea para o Desenvolvimento), à ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas), ACH (Associação Colombiana de Hidrogeólogos), AGM (Associação Geohidrológica Mexicana), NGWA (Associação Americana de Hidrologia Subterrânea), entre outras.

Foram igualmente eleitos para o executivo do IAH, Bruce Misstear da Irlanda, como Secretário Geral, Dave Kreamer dos EUA, como Vice-Presidente para a Programação e Coordenação Científica e Teodora Szocs da Hungria, assumindo o cargo de Vice-Presidente para as Finanças e Associados.

Publicado em 31.10.2016