Curso prático: abordagem clínica do cavalo em cólica

Realizou-se no passado fim-de-semana (14-16 de outubro) o curso prático de abordagem clínica do cavalo em cólica na Unidade Clínica da Coudelaria de Alter. Este curso, parte de uma série de acções conjuntas a promover entre a Universidade de Évora, a Coudelaria de Alter contou com o apoio da Câmara Municipal de Alter, visou a formação prática na área da clínica dos equinos.

Consultar em anexo a reportagem fotográfica.

Sendo a cólica uma das situações mais comuns na prática clínica de equinos, aparece muitas vezes como um motivo de chamada do clínico, a qual, pelo seu carácter de urgência, implica que frequentemente médicos veterinários a exercer actividades em várias áreas clínicas, tenham de intervir de imediato.

Assim, este curso foi desenhado para estudantes de medicina veterinária e médicos veterinários, tendo contado com a participação de 25 inscritos. Os formadores foram docentes dos departamentos de Medicina Veterinária e Médicos Veterinários do Hospital Veterinário da Universidade de Évora, Elisa Bettencourt, Susana Monteiro, Pedro Caetano, Luís Antunes.

O curso consistiu em exposições teórico-práticas relacionadas com abordagem e tratamento do cavalo em cólica, discussão de casos clínicos e realização de procedimentos clínicos em equinos, nomeadamente exame clínico, entubação nasogástrica, palpação transrectal e cateterização endovenosa.

Tendo começado na tarde de sexta-feira e terminado no final da manhã de domingo, foram três dias com trabalho intenso mas motivantes para a organização, formadores e formandos, para o qual contribuiu bastante o entusiasmo de todos os participantes, que permitiu estender o período de formação além do previsto com boa disposição e empenho de todos.

Estando previstas novas acções de formação conjuntas, nesta área, esperamos poder contar sempre com a participação de todos para, em conjunto, dignificar a profissão médico veterinária e melhorar a qualidade técnica de todos em áreas específicas da actividade diária da clínica de equinos

Autor(es): Elisa Bettencourt, Susana Monteiro, Pedro Caetano, Luís Antunes, Ricardo Romão

Publicado em 21.10.2016