Reunião com Comissário Europeu

O Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, recebeu no dia 06 de outubro, em Madrid, os representantes do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e da Crue Universidades Españolas.

Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, esteve presente na reunião, centrada nos resultados intercalares obtidos por Portugal e Espanha nos programas europeus de Investigação e Inovação. Foram identificadas as dificuldades e obstáculos encontrados na execução dos programas, e possibilidades de melhorar a prestação dos dois países no quadro europeu. Analisou-se igualmente o contributo que a Delegação Europeia CRUE-CRUP, apresentada oficialmente no passado dia 25 de janeiro junto da Comissão Europeia, em Bruxelas, poderá provocar na intensificação da participação dos dois países em projetos comunitários e debatidas algumas das linhas orientadoras para futuros programas de apoio à Investigação.

Carlos Moedas aproveitou a ocasião para saudar a união dos dois países na construção das principais políticas da União Europeia, elogiando o sucesso dos resultados entretanto alcançados no programa Horizonte 2020, e o empenho na política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas.

Publicado em 10.10.2016