Simpósio promove diálogo entre academia e industria

Que lugar para a Química? Esta e outras questões foram abordadas durante o Simpósio ISySyCat 2015, que decorreu entre 2 a 4 de Setembro, na Universidade de Évora, onde se pretendeu por em diálogo a investigação académica e a de indústria.

Pela mesa de comunicação passaram oradores de renome de 27 países, como Paul Wender, Christina White, Peter Seeberger, Hans-Jürgen Federsel, entre outros, e contou com a participação de 151 inscritos, 80% dos quais estrangeiros.

Nas palavras de Anthony Burke, Docente da Universidade de Évora e responsável pela organização do Simpósio, o balanço foi muito positivo, a qualidade das comunicações foi muito além das espectativas, com uma grande interacção entre os oradores e a audiência. O foco do simpósio esteve na química e catálise, relacionada com química, e de que forma está a ser aplicada na indústria a investigação académica. A promoção do diálogo entre as duas áreas foi uma preocupação constante já que, “por vezes, a indústria fica isolada da universidade e a universidade cria muita inovação mas com pouco retorno prático. Há muita procura de apoio para a investigação, através da FCT e outros, mas com a indústria podemos converter esta produtividade e inovação em lucros, em vendas, em emprego também”.

Logo na abertura dos trabalhos, Paul Wender, que nos últimos tempos se tem virado para soluções na área da saúde, especialmente na erradicação da doença de Alzheimer que é actualmente uma ameaça mundial, proferiu a sua conferências com uma defesa e uma projecção da química, porque, como esclarece Anthony Burke “hoje em dia há uma grande enfâse, pelos governos em toda a Europa e noutros países mais desenvolvidos, em bios, bioquímica, biofísica, biologia, e há muito investimento em empresas, formação de doutorados e alunos de licenciatura nessas áreas, mas o que está na base de todas essas áreas é a Química”.

Ao longo do simpósio foram sendo apresentadas e debatidas comunicações sobre química molecular e a aplicação da química molecular na resolução dos problemas da vida quotidiana, para a saúde, para novos materiais, a agricultura, várias aplicações. A química para todo o mundo.

Publicado em 02.10.2015