Gestão e Manutenção das Instalações Prediais de Águas e Esgotos

Este curso pretende apresentar uma metodologia para a elaboração do plano de gestão e manutenção dos sistemas prediais de águas, de forma a garantir os níveis de serviço exigidos na continuidade e na qualidade do serviço, ao longo do período de vida útil do edifício

Após a construção ou a reabilitação de um edifício dá-se início à fase de exploração e utilização, que deve ser enquadrada por um sistema de gestão e manutenção das partes constituintes do edifício e que deve ser devidamente planeado em fase de projecto. As acções de gestão e de manutenção de um edifício dependem das soluções adoptadas em projecto.  

As instalações prediais de abastecimento de água e de drenagem de esgotos e águas pluviais apresentam características específicas por representarem uma elevada percentagem de causas de anomalias em edifícios e por constituírem sistemas que dependem de cada uma das suas componentes para garantir o bom funcionamento.

A vida útil das instalações prediais de águas devem coincidir com a vida útil do edifício, ainda que possam existir componentes com vida útil inferior e que, por isso, possam ter de ser substituídos.

Organização: Departamento de Engenharia Rural da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora
Em 02.11.2015
Sala a definir