As primeiras imagens vídeo da Galinhola de São Tomé

A galinhola Bostrychia bocagei é uma espécie endémica de São Tomé, que habita apenas o sul da ilha. Encontra-se classificada como “Criticamente Ameaçada” devido à caça, perda e fragmentação do habitat.

Como o conhecimento sobre a espécie é muito reduzido, a BirdLife International com o apoio da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a Royal Society for the Protection of Birds (RSPB) e Associações locais como a Direcção Geral do Ambiente (DG Amb), o Parque Natural d´Obô de São Tomé (PNO) e a Associação de Biólogos Santomenses (ABS), uniram esforços com vista a aumentar o conhecimento sobre a galinhola e promover a aplicação de medidas de conservação.

Foi neste contexto que os alunos do Mestrado em Biologia da Conservação na Universidade de Évora, Francisco Azevedo e Neide Margarido, tiveram a oportunidade de desenvolver os seus projectos de dissertação integrados numa parceria com a BirdLife International e restantes associações. Os alunos permaneceram três meses em São Tomé, onde realizaram o trabalho de campo necessário para as suas dissertações. Durante o trabalho de campo foram instaladas algumas armadilhas fotográficas, que recolheram imagens e vídeos durante cerca de um mês e meio. Os resultados desta armadilhagem fotográfica foram surpreendentes, tendo sido possível obter os primeiros vídeos e as primeiras vocalizações com mais de dois indivíduos da galinhola.

Publicado em 03.06.2015