A Universidade de Évora é co-líder na área de Restauro, Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas no âmbito da Plataforma China-Europa para a Água (CEWP)

Na reunião anual da Plataforma China-Europa para a Água (China-Europe Water Platform, CEWP) realizada no passado dia 4 de Dezembro em Pequim, a Universidade de Évora foi aprovada por unanimidade como co-líder do tema Restauro, Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas.

O grande crescimento populacional e económico que tem caracterizado a China nos últimos 20 anos tem promovido elevados impactos negativos no ambiente do país.

Actualmente o crescimento económico e a vitalidade do país estão ameaçados pela deterioração ambiental, particularmente dos recursos hídricos devido por exemplo a des-regulação na emissão de poluentes em rios. A CEWP foi criada com o intuito de promover a cooperação e troca de experiências para uma gestão da água mais eficiente e sustentada com respeito pelo valores naturais geradores de bem estar humano.

A co-liderança que agora foi aprovada pela CEWP visa procurar as melhores estratégias para restaurar ecossistemas degradados tanto na China como na Europa. É da responsabilidade da Universidade de Évora promover a cooperação entre os parceiros europeus e chineses procurando levar até á China as melhores práticas em matéria de restauro de serviços de ecossistemas e biodiversidade como sejam a implementação, por exemplo, da Directiva Quadro da Água, Directiva Habitats e Directiva Aves. Por seu turno, a Europa terá a aprender com os esquemas de pagamentos por serviços de ecossistemas em larga escala já implementados na China e que constituem um desafio de implementação numa escala mais vasta na Europa.

A co-liderança aprovada é coordenada pela Dra. Ana Mendes e Prof. João E. Rabaça, investigadores do ICAAM. Uma das primeiras tarefas a desempenhar reside na constituição de parcerias estratégicas com vista à elaboração de projectos estruturantes no âmbito da relevante temática do restauro, biodiversidade e serviços dos ecossistemas.

Autor(es): João E. Rabaça | Dept. de Biologia - LabOr - Laboratório de Ornitologia - ICAAM, Universidade de Évora

Publicado em 07.01.2015