Foto: dr
Prémio para doutorando da Cátedra BES Energias Renováveis

Diogo Canavarro, bolseiro de doutoramento em Física da Universidade de Évora e colaborador na Cátedra BES Energias Renováveis, venceu na categoria “Viewer’s Choice” (votação pública) a primeira edição do concurso NonImaging Optical Design Silent Online Contest, organizado pela associação americana OSA (Optical Society of America).  Fabin Duerr (Vrije Universiteit Brussel) foi o vencedor na categoria “Jury’s Selection” (votação de Júri).

Este concurso teve por objetivo a divulgação e promoção da Óptica NonImaging (Não-formadora de Imagem ou Anidólica) cujas áreas de aplicação passam pela Iluminação, Concentração Solar, Física de Partículas, entre outras.

O foco do concurso passou pela exposição de uma apresentação sobre um tópico relacionado com a área da NonImaging Optics, sendo que a mesma deveria ser auto-explanatória, ou seja, sem intervenção do autor. Nesse sentido, o concurso colocou à prova também a capacidade de síntese dos autores.

Diogo Canavarro apresentou alguns dos desenvolvimentos recentes decorrentes da sua tese de doutoramento, mais concretamente, duas soluções para concentração solar térmica desenvolvidas com método de desenho SMS (Simultaneous Multiple Surface) e para recetores tubulares em vácuo (concentrador XX SMS). As análises realizadas demonstraram o potencial das soluções propostas, que atingem fatores de concentração mais elevados que os concentradores Cilíndro-Parabólicos (a tecnologia mais usual nesta área) e com potencial para um custo mais baixo (€/kWh). Mais detalhes sobre estes dois trabalhos podem ser vistos em [1] e [2].

Mais informações sobre a primeira edição do concurso  NonImaging Optical Design Silent Online Contest, organizado pela associação americana OSA (Optical Society of America), aqui.

[1] Canavarro, D., Chaves, J., Collares-Pereira, M., New second-stage concentrators (XX SMS) for parabolic primaries; Comparison with conventional parabolic troughs concentrators, Solar Energy, 97 (2013) 493—504 http://dx.doi.org/10.1016/j.solener.2013.02.011
[2]   Canavarro, D., Chaves, J., Collares-Pereira, M., Infinitesimal etendue and Simultaneous Multiple Surface (SMS) concentrators for fixed receiver troughs, Solar Energy 97 (2013) 493–504 http://dx.doi.org/10.1016/j.solener.2013.09.012

Publicado em 07.05.2014