Laboratório de Ciências do Mar

O Laboratório de Ciências do Mar tem como principal objectivo a promoção e a execução de actividades científicas, pedagógicas e culturais destinadas à melhoria do conhecimento do ambiente marinho e à utilização sustentável dos seus recursos, dando especial atenção à região costeira do Alentejo. Em funcionamento desde 1990 no Pólo de Sines da Universidade de Évora, o CIEMAR é uma unidade interdepartamental de investigação, ensino e prestação de serviços (Ordem de Serviço n.º 11/91).
A investigação tem sido desenvolvida no domínio da Biologia e da Ecologia marinha, com destaque para a Ecologia costeira, a Biologia e conservação de recursos marinhos, e a poluição marinha. Têm sido regularmente leccionadas aulas nestas áreas, no âmbito de cursos de licenciatura e mestrado da Universidade de Évora e de outras universidades, nacionais e estrangeiras, bem como de cursos de formação contínua de professores. A prestação de serviços tem incluído estudos sobre a qualidade e avaliação do impacte de obras de engenharia em ambientes marinhos, e também têm sido desenvolvidas actividades de divulgação científica e de educação ambiental.

Contactos
Tlf.: +251 269 634 250
Fax: +351 269 862 057
Morada:
Laboratório de Ciências do Mar
Universidade de Évora
Apartado 190
7521-903 Sines
Portugal
  • Daniela Nobre
  • Margarida Figueira

Funcionários

Competências

Regulamento do CIEMAR – Despacho n.º 4253/2016 (2ª Série), de 24 de março

Promoção de atividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico, ensino e divulgação científica, que aumentem, transmitam e difundam o conhecimento científico do ambiente marinho, dando particular importância à costa alentejana e à sua plataforma continental.

(Fonte: Focus Group)

1. Apoiar e desenvolver projetos de investigação científica e prestação de serviços relacionadas com o ambiente marinho
2. Ensino e divulgação científica do ambiente marinho 3. Estabelecer parcerias com entidades externas relacionadas com a atividade do Laboratório

(Fonte: Focus Group)

Perfis Gerais das Pessoas para os Requisitos e Competências/Atribuições

Competências técnicas

1. Formação superior na área das ciências do mar
2. Experiência em investigação científica
3. Competências pedagógicas para atividades de divulgação científica
4. Conhecimentos tecnológicos associados às ciências do mar
5. Conhecimentos necessários para a gestão administrativa de projetos de investigação e prestação de serviços, nomeadamente no que diz respeito às respetivas normas em vigor na Universidade de Évora e à legislação aplicável

Competências pessoais

1. Espírito de equipa
2. Relacionamento interpessoal
3. Comunicação oral
4. Negociação
5. Coordenação de grupos
6. Iniciativa
7. Autonomia

Esta informação ainda não incorpora o contributo dos trabalhadores, indicados pelos superiores hierárquicos, que participaram nas sessões realizadas pelo grupo de trabalho nomeado pelo Despacho nº 42/2016, de 16 de maio.