Medicina Veterinária

duração: 11 semestres
330 ECTS (324 obrigatórios e 6 optativos em UCS; )
data de acreditação: 29/06/2016
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: 0602/9847

Apresentação

O curso de Medicina Veterinária da UÉ tem como objetivos proporcionar aos alunos uma formação consistente com o desenvolvimento científico e tecnológico, permitindo aos alunos questionar resultados, estimular uma busca incessante por novos conhecimentos e a capacidade de os aplicar no desempenho da profissão de médico-veterinário. Tem também como objetivos a aquisição de valores profissionais e éticos e competências de investigação, contribuindo, assim, para procurar soluções para velhos e novos problemas e para o progresso científico. O desenvolvimento científico/tecnológico, as alterações climáticas/impacto ambiental, na saúde animal e humana exigem do médico-veterinário do século XXI, capacidades e competências renovadas para resolução de desafios de uma profissão em constante mudança e exposta a contextos multidisciplinares e alargadas áreas de intervenção. Os estudantes deverão perceber com clareza o papel fundamental do médico veterinário em áreas tão vastas e distintas como a saúde e bem-estar animal, a produção animal sustentada, mas competitiva, a prevenção e tratamento de zoonoses, incluindo as doenças infeciosas emergentes, saúde pública e a área da segurança alimentar, áreas cada vez mais interligadas pelo conceito Uma Saúde - One Health.

Ao dispor de infraestruturas e recursos únicos, os alunos têm a possibilidade de aliarem a teoria à prática. Uma significativa componente das aulas é ministrada em contexto rural, onde os alunos têm a oportunidade, desde o primeiro ano, de entrar em contacto com esta realidade com a qual muitos virão lidar mais tarde.

Saídas Profissionais

Exercício da profissão em regime liberal  e atividade clínica (clinica e cirurgia) nas áreas de animais de companhia, incluindo novos animais de companhia, animais de produção, equinos e animais silvestres/Zoo; administração central em organismos como Ministério da Agricultura e Economia (ex. DGAV, ASAE, etc.); administração autárquica; laboratórios de análise; saúde pública; inspeção e segurança alimentar; consultoria na área da segurança alimentar; indústrias alimentares de produtos de origem animal; indústrias de alimentos compostos para animais; indústria farmacêutica; assistência a empresas de biotecnologia; ensino superior e investigação.   

Adjunto(s)

Elsa Maria Leclerc Duarte
Fernando Capela e Silva
Ricardo Jorge da Costa Trindade Palmeiro Romão

Gestor Académico

Manuel Luís Casinha Brandão